Curso de curta duração abordará o trabalho de Lélia Gonzalez, intelectual negra e feminista, com profícuo trabalho que dialoga a luta antirracista com o enfrentamento das desigualdades de gênero.

 

Celebrando o JULHO DAS PRETAS, é com muita satisfação que divulgamos a realização do curso de extensão: “A atualidade do pensamento de Lélia Gonzalez para a pesquisa e prática feminista negra”. Lélia Gonzalez é, sem dúvida, umas das intelectuais mais importantes da diáspora negra na América Latina. No Brasil, sua produção teórica e atuação política foram fundamentais para a consolidação dos estudos das relações raciais e a organização dos movimentos negros contemporâneos. Sua trajetória perpassa as primeiras organizações de mulheres negras brasileiras e descortina a invisibilidade das suas experiências pelo feminismo hegemônico. 
 
 
O objetivo do curso é identificar as principais categorias e conceitos do pensamento de Lélia Gonzalez a partir de sua trajetória e produção intelectual. Seu público-alvo são: estudantes de graduação da UnB, professoras/es da rede oficial de ensino do Distrito Federal, pessoas vinculadas à movimentos sociais e demais interessadas/os que tiverem disponibilidade de frequentar os encontros.
 
 
Serão oferecidos 4 módulos:
 
  • Módulo 1 – A trajetória de uma griô amefricana;
  • Módulo 2 – Introdução ao pensamento de Lélia Gonzalez;
  • Módulo 3 – Amefricanizando o feminismo: mulher negra fora do lugar;
  • Módulo 4 – Escrita em pretoguês: contribuições à pesquisa científica.
 
O curso presencial gratuito acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto das 19h as 21h na Universidade de Brasília (UnB) com carga horária de 12h (8h presenciais e 4h não presenciais). Serão disponibilizadas 20 vagas a serem preenchidas conforme avaliação de interesse.
 
 
O formulário de pré-seleção estará disponível até 30/07 no link: << http://bit.ly/cursolelia >>