Nota de pesar pelo falecimento Professor Mário Ângelo Silva

(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Nota de pesar pelo falecimento

Professor Mário Ângelo Silva, Presente!

É com profundo pesar que o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/Ceam-UnB) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero (Geppherg/FE/UnB) lamentam o falecimento do professor titular do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília, Mário Ângelo Silva, ocorrido no dia de hoje, 16 de março de 2020, em Brasília.

O professor Mário companheiro, altamente qualificado e sempre prestativo,  trabalhou incessantemente contra as injustiças sociais. Sua atuação acadêmica nas áreas de Psicologia Social, Saúde Pública e Políticas Sociais desenvolvendo pesquisas nos temas das Políticas de DST e Aids, Dependências Químicas e Redução de Danos, Segurança Pública; Migração e Tráfico para exploração Sexual é reconhecida em todo o Brasil.

Como coletivos da UnB comprometidos com a pesquisa e a luta antirracista no Brasil, cumpre-nos destacar nosso respeito e carinho a este profissional. Sua participação ativa em favor das cotas para negros/as e indígenas, em particular, sua atuação junto aos primeiros estudantes cotistas da Universidade de Brasília, no Centro de Convivência Negra (CCN); seu engajamento por meio do Programa Brasil Afroatitude - idealizado pelo Programa Nacional de DST-AIDS do Ministério da Saúde em parceria com as dez primeiras universidades a implementarem as cotas raciais em seus vestibulares, merecem destaque. No CCN, Mário Ângelo coordenou a combinação de práticas de formação (pesquisa, ensino e extensão) relacionando temas como DST/HIV/AIDS, Direitos Humanos, Vulnerabilidade, Saúde, Ações Afirmativas e combate ao racismo junto aos estudantes negros e negras egressos das cotas raciais.

Mário Ângelo também coordenava, mesmo após sua aposentadoria, o trabalho no Polo de Prevenção de DST e Aids da Universidade de Brasília, criado em 2004 como projeto de extensão vinculado ao Departamento de Serviço Social. Ali, o professor Mário promoveu, junto à equipe do Polo, campanhas educativas e testagens rápidas com diagnóstico para HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis tendo a comunidade universitária como público alvo.

O compromisso do Professor Dr. Mário Ângelo Silva nos campos da saúde, da educação e dos direitos humanos e na luta antirracista será para sempre lembrado por docentes, técnicos,  e especialmente, por seus alunos e alunas cotistas de ontem e de hoje. Por todos/as aqueles/as que, com ele aprenderam o valor da dedicação e o amor pela  pesquisa acadêmica comprometida com o Social.

O Neab e o Geppherg prestam condolências à Mariana e Luísa, filhas do professor Mário, e a toda sua família e amigos!

Mário Ângelo Silva, presente!

Atenciosamente,

Dra Renísia Cristina Garcia Filice

Professora Associada - Faculdade de Educação - UnB

Investigadora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos - PPGDH - Ceam/UnB