Leandro Santos Bulhões de Jesus

Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2006); mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional (UNEB/2009) e doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB/2013), com período sanduíche na Universidade de Lisboa (2011-2012). Por meio da parceria entre a Faculdade de Educação (UnB) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), tornou-se especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2016).

 

É professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPGDSCI/CEAM/UnB), onde realiza o pós-doutorado. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História da África e da cultura afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: africanidades, angolanidades, culturas afro-brasileiras, Brasília e patrimônio histórico, memória, educação escolar quilombola, ensino e escrita da história, cinema e gênero. É pesquisador do projeto de cooperação científica (CAPES 2015 - 2016/ 2016 - 2018) "Leituras Cruzadas: África e interdisciplinaridade", entre o PPGDSCI/CEAM/UnB e os Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Agostinho Neto - Luanda/Angola.

 

Integra a equipe de pesquisadores/as do projeto de investigação NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial, do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA), do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa).

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1892221694481474

 

 

 

 

 

 

Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal

Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Possui graduação em Serviço Social (UnB), Mestrado em Política Social (UnB), e atualmente cursa o Doutorado em Política Social pelo PPGPS/UnB. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB-UnB. Foi servidorpúblico, Assistente Social da Secretaria da Criança do Distrito Federal, onde trabalhou com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, de 2008 a 2016.

 

Foi servidor público, assistente social, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2011).

 

Possui ainda experiência com formação de redes sociais comunitárias, atuando na Rede Social de Ceilândia de 2008 - 2014

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1821693182914030

 

 

 

 

 

 

Maria da Gloria da Veiga Moura

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1962), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1979) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor aposentado da Universidade de Brasília.


Supervisora da equipe técnica do PROACQ(Projeto de Apoio a Comunidades de Quilombos) ligado ao IBRAp (Instituto Brasileiro de Ação Popular). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Cultura Afro Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, quilombos contemporâneos, educação e cultura afro-brasileira, combate ao racismo e pesquisas. Participou da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em 2012.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4711006110531097

 

 

 

 

 

 

 

 

Marjorie Nogueira Chaves

Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em História pela mesma instituição (2008). Graduada em Estudos Sociais com Habilitação em História pela União Pioneira de Integração Social (2004). Exerceu o cargo de Diretora de Programa na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas (SPAA) da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) no Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2016). É filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam-UnB) e pesquisadora do Observatório da Saúde da População Negra (PopNegra) sob cogestão do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/Ceam-UnB) e do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) do Ministério da Saúde.

Tem experiência nos campos dos estudos feministas e de gênero, dos movimentos contemporâneos de mulheres negras e da epistemologia feminista negra. Atua e pesquisa nas seguintes áreas: História do Brasil; pensamento negro contemporâneo; e mundo do trabalho e questão racial, especialmente as abordagens sobre trabalho doméstico, trabalho de cuidados e serviços de limpeza.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0026467087532127

 

 

 

 

 

 

Nelson Fernando Inocêncio da Silva

Bacharel em Comunicação pela Universidade de Brasília (1985), Mestre em Comunicação pela UnB (1993) e Doutor em Arte também pela UnB (2013). É Professor Adjunto no Departamento de Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da UnB, onde também atua como Coordenador de Curso de Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Junto ao Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação exerce o papel de Membro do Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica ? ProIC. Suas pesquisas articulam História da Arte, Estudos da Cultura Visual e Estudos das Relações Raciais. Foi Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros pertencente ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB de 2001 a 2014.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6503833802993621

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Andrade Caribé

Jornalista graduado na UFBA, mestrado concluído e doutorando na linha de Políticas de comunicação e Cultura da UNB, pesquisa a configuração do audiovisual no contexto técnico-estético e social. Coordena projetos de mapeamento, programação e distribuição de conteúdo na web. Tem trajetória que mescla organização social, pesquisa e prática profissional nas áreas da comunicação e cultura, ambas permeadas pela luta de afirmação da população negra.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8817186538684153

 

 

 

 

 

 

 

 

Renata Melo Barbosa do Nascimento

Doutoranda em História, área de concentração em História Cultural, Memórias e Identidades; Mestre em História pela UnB (2014), área de concentração História Social, com a temática: história das mulheres, mulheres negras, representações sociais e cinema. Graduada em História (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).


Desempenhou a função de Secretária Especial Substituta e Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania, tendo trabalhado anteriormente como Assessora e Diretora da Secretaria das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal, assessora técnica na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR / PR e assessora na Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, cujo projeto principal foi a fundação do

Museu Afro Brasil, e coordenadora da Casa de Cultura Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro no Jabaquara em São Paulo. Integra o  grupo de Estudos de Mulheres Negras na UnB e a Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6778262598408279

 

 

 

 

 

 

 

 .

 

Sales Augusto dos Santos

Possui graduação (1990), mestrado (1997) e doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado pelo Department of Africana Studies at Brown University (2012-2013). Também possui pós-graduação Latu Sensu em Relações Raciais e Cultura Negra (1999) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Tem experiência em pesquisas na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Relações Raciais, do Trabalho e da Educação. Estuda e pesquisa principalmente os seguintes temas: movimentos sociais negros, discriminação racial, racismo, desigualdades raciais no Brasil, ações afirmativas, cotas raciais, políticas de promoção da igualdade racial.

 

Foi o Coordenador Responsável do "Grupo de Trabalho - Publicações", da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), no período de agosto de 2008 a julho de 2010. Também foi um dos Coordenadores da "Série Violência em Manchete", no período de 1998 a 2002, do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Recebeu da Latin American Studies Association (Associação de Estudos Latino-Americanos - LASA), no ano de 2009, o prêmio Martin Diskin Dissertation Award de melhor tese de doutorado.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7618539078741437

 

 

 

 

 

 

 

Wanderson Flor do Nascimento

Graduado em filosofia, especialista sobre o ensino de filosofia, mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB). É professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB) e Co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq). Pesquisador das áreas de Filosofia Africana, Interfaces entre a filosofia e a educação, Ética, Filosofia Política e, também, das bases conceituais da Bioética. Pesquisa questões de subjetividade/subjetivação com o aporte das teorias de gênero, dos feminismos, da psicanálise e do instrumental analítico produzido por Michel Foucault.


Investiga relações raciais, saúde da população negra, religiosidades e diversidades de gênero e de orientação sexual, direitos humanos, estudos sobre a colonialidade e suas repercussões na educação (sobretudo, no que diz respeito à formação docente) e na Bioética.

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8919296655781448

 

 

 

   

Guilherme Oliveira Lemos

Guilherme Oliveira Lemos é bacharel e licenciado em história pela Universidade de Brasília (2012), mestre e doutorando (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UnB). No mestrado seus estudos focaram a história de África e a historiografia sobre Congo e Angola a partir das reflexões dos Estudos Africanos e Pós-Coloniais. No doutorado em andamento as pesquisas perpassam o genocídio do povo negro, normatização nos centros urbanos, necropolíticas e biopolíticas entre os modelos de cidade no Distrito Federal (Brasil) e Joanesburgo (África do Sul).

 

Atualmente é membro do corpo editorial da revista Em Tempo de Histórias (UnB) e colaborador da revista Humanidades em Diálogo (USP).

 

→ Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0110910488117533

 

 

   
   
◄ Página Anterior ◄    ► Próxima Página ►